O Fórum inaugural da Coligação Mundial para a Justiça Social teve lugar no passado dia 13 de junho, durante a Conferência Internacional do Trabalho.
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que co-preside a, coligação, e o Presidente do Nepal, Ramchandra Paudel discursaram no fórum, que contou com a presença de mais de 40 ministros.
O programa do Fórum incluiu três diálogos de alto nível (sobre o reforço da resiliência das sociedades, a melhoria da coerência entre as políticas económicas e sociais e a promoção do diálogo social para uma prosperidade partilhada), bem como um debate especial, à hora do almoço, que reuniu os ministros do Trabalho dos atuais presidentes do G7 e do G20, centrado na forma como estes organismos multilaterais podem promover a justiça social.
O Diretor-Geral da OIT referiu que os debates tidos devem agora traduzir-se em ações concretas para desenvolver as áreas temáticas da Coligação através de esforços individuais e coletivos. Esta Coligação, lançada em 2023, já atraiu mais de 290 membros, todos unidos no seu compromisso de promover uma maior justiça social.
Os membros da Coligação incluem governos, organizações de trabalhadores e de empregadores, organizações regionais e das Nações Unidas, instituições financeiras regionais, instituições académicas, ONG internacionais e empresas.
Enquanto parceiros, estiveram representados: o governo português, por Sua Excelência, o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira; a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), pelo Diretor Executivo da Direção de Relações Sócio-Laborais e Delegado Empregador, Nuno Biscaya.
Para mais informações aqui.
Fonte: OIT