OIT lança nova base de dados online sobre políticas e estratégias de emprego

A plataforma online sobre políticas e estratégias de emprego – Portal da Politica de Emprego –  serve como referência mundial única e constituirá uma fonte de informação sobre políticas nacionais de emprego e estratégias para promover uma recuperação inclusiva geradora de emprego.

Destinada a governos, organizações de empregadores e trabalhadores, instituições de pesquisa, profissionais e outras partes interessadas no desenvolvimento e preocupadas com políticas e estratégias abrangentes para a criação de emprego.

Foi para responder às necessidades de conhecimento dos seus destinatários e num contexto da crise da Covid 19 a afetar severamente os mercados de trabalho em todo o mundo, provocando mudanças nas políticas e a introdução de novas mudanças, que foi lançada esta base de dados que permite a comparabilidade de informação sobre políticas de emprego a nível nacional, incluindo as estratégias que visam o emprego jovem.

Para promover uma recuperação inclusiva pós- crise da COVID-19, os países precisam de uma agenda política ousada e inovadora centrada no emprego. Neste contexto, as políticas nacionais de emprego que respondam à dimensão de género podem desempenhar um papel importante. Em vários países, tais políticas estão a ser adaptadas ou formuladas para se concentrarem nas respostas à COVID-19.

A experiência da OIT no trabalho com os Estados-membros sobre políticas de emprego nas últimas duas décadas permitiu reunir conhecimento valioso sobre conteúdos e processos relacionados com políticas nacionais de emprego e estratégias de emprego para jovens“, afirmou Sukti Dasgupta, Chefe do Departamento de Emprego, Mercados de Trabalho e Juventude da OIT. “O Portal da Política de Emprego é um esforço para assegurar que estas políticas e estratégias sejam sistematicamente documentadas, analisadas e disponibilizadas num formato de utilização fácil”.

O Portal da Política de Emprego está estruturado em três secções interligadas:

  1. Políticas Nacionais de Emprego (PNE) – informação sobre políticas nacionais de emprego adotadas por países de todo o mundo. Inclui a conceção, conteúdo, implementação e monitorização das políticas;
  2. Estratégias de Emprego Jovem – abrange as estratégias nacionais de emprego jovem, com base nas apresentações dos países ao “Inquérito da OIT sobre Estratégias Nacionais de Emprego Jovem” no âmbito da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030;
  3. Biblioteca digital  – registo de documentos de política oficiais, nas línguas originais dos países.

As informações neste Portal podem ser pesquisadas por região, país e assuntos temáticos específicos e serão atualizadas regularmente, com novos recursos adicionados ao longo do tempo para manter uma base de conhecimento robusta que reflete contextos e estruturas de políticas diferentes e em evolução.

O Portal da Política de Emprego é apoiado pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional e pela Agência Luxemburguesa de Cooperação para o Desenvolvimento.

Fonte: OIT