No passado dia 22 de janeiro, a OIT publicou um novo relatório, intitulado “ Preventing and addressing violence and harassment in the world of work through occupational safety and health measures”, que destaca a importância dos Sistemas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na prevenção e combate da violência e do assédio no local de trabalho.
O estudo salienta as causas fundamentais da violência e do assédio no local de trabalho, abordando os riscos subjacentes, tais como: uma organização inadequada do trabalho, fatores ligados a tarefas específicas e condições de trabalho que contribuem para níveis elevados de estresse. Ao lidar com esses fatores, os sistemas de SST visam mitigar o surgimento de violência e do assédio no local de trabalho, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para os funcionários.
O relatório destaca que ferramentas práticas, programas de formação e diretrizes adaptadas às empresas e aos locais de trabalho são essenciais para implementar políticas de prevenção à violência e ao assédio. Essas ferramentas oferecem orientação sobre os passos necessários para realizar intervenções eficazes e ajudam a lidar com tarefas complexas, como avaliações de risco no ambiente de trabalho.
Para mais informações
Fonte: OIT Lisboa