Plataforma para as Competências e o Emprego na Área Digital

A Comissão Europeia, juntamente com vários parceiros nos Estados-Membros, lançou ontem,  dia 20 de maio a Plataforma para as Competências e o Emprego na Área Digital para acelerar a melhoria digital das competências na Europa. Este projeto é financiado pelo Mecanismo Interligar a Europa.

Trata-se de um balcão único para informações, iniciativas e recursos de elevada qualidade em matéria de competências digitais.

Numa altura em que 42 % dos europeus carecem de competências digitais básicas, a nova plataforma irá contribuir para colmatar o défice de competências digitais na Europa e reforçar a coligação europeia para a criação de competências e emprego na área digital e as suas 25 coligações nacionais.

Enquanto plataforma central da UE para a melhoria e a requalificação das competências digitais, a plataforma reúne as melhores práticas em matéria de competências digitais, recursos e principais intervenientes neste domínio, a fim de ter um impacto tangível tanto nas competências digitais básicas como nas competências digitais avançadas.

Juntamente com o Programa Europa Digital e o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, a plataforma irá contribuir para os objetivos da Década Digital da Europa , nomeadamente para que 80 % dos europeus, pelo menos, disponham de competências digitais básicas e para que 20 milhões de especialistas em tecnologia digital estejam empregados até 2030. Irá contribuir igualmente para o Pacto para as Competências , um modelo de compromisso comum para o desenvolvimento de competências na Europa.

Mais informações estão disponíveis aqui.

Fonte : Comissão Europeia