Plataforma “Portugal for Ukraine”

O Governo lançou ontem, dia 9 de março, a plataforma « Portugal for Ukraine », que visa agregar todas as respostas e ações em curso com o objetivo de apoiar as pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal. Contém informação e contactos para apoio relacionados com a vinda para Portugal, transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação.

Na plataforma “Portugal For Ukraine” está disponível informação sobre envio de apoio humanitário, proteção a pessoas deslocadas e contactos para quem precisa de ajuda ou quer ajudar, incluindo um questionário automatizado que direciona o pedido/oferta de ajuda para a entidade melhor preparada para dar resposta ao problema apresentado.

Os conteúdos encontram-se disponíveis em português e inglês, devendo nos próximos dias existir igualmente uma versão em ucraniano.

Portugal encontra-se disponível para acolher todos cidadãos deslocados da Ucrânia que necessitem de proteção internacional e que cheguem a território nacional.

Fonte: Site do Governo de Portugal