346.ª sessão do Conselho de Administração da OIT

O Conselho de Administração (CA) da Organização Internacional do Trabalho, inicia os seus trabalhos na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro.

Esta será a primeira reunião em que o novo Diretor-Geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, irá participar.

O Diretor-Geral apresentará o seu relatório aos membros do CA, incluindo o que diz respeito à Coligação Global para a Justiça Social.

Na ordem do dia estarão questões decorrentes da 110.ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho (2022) relativas ao trabalho digno e à economia social e solidária e à inclusão de locais de trabalho seguros e saudáveis no quadro dos princípios e direitos fundamentais no trabalho. O acompanhamento da resolução da 109.ª Sessão da CIT (2021) sobre as desigualdades e o mundo do trabalho, será igualmente examinado, assim como a estratégia da OIT sobre competências e aprendizagem ao longo da vida para o período 2022-30.

Como parte das suas funções de supervisão, o CA irá rever relatórios sobre o Bangladesh, a Guatemala e Venezuela. Finalmente, o CA irá examinar um relatório sobre a evolução da resolução relativa à agressão da Federação Russa contra a Ucrânia e a necessidade de quaisquer outras medidas para assegurar o cumprimento pelo Governo da Bielorrússia das recomendações da Comissão de Inquérito.

O Conselho de Administração concluirá os seus trabalhos no dia 10 de Novembro.

Delegação Governamental Portuguesa, na qualidade de membro adjunto, conta com a participação da DGERT,  nomeadamente com a participação da sua Diretora-Geral, Dra. Ana Couto de Olim, contando, ainda, com a presença de representantes da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas (NUOI).

De salientar, ainda, a participação de Catarina Tavares, da UGT, como membro adjunto do Grupo dos Trabalhadores.

Para mais informações aqui.