OIT – Estudo sobre a diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal

A OIT Lisboa acaba de publicar a versão portuguesa do Estudo sobre a diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal .

O estudo analisa as tendências dos rendimentos das mulheres e dos homens (horários e mensais) nos últimos 20 anos, por setor, profissão, dimensão das empresas, educação, estatuto familiar e número de filhos. O estudo baseia-se na metodologia ponderada por fatores da OIT (vd. anexo I no  Relatório Global sobre os Salários 2018/19) para determinar a dimensão e composição relativas das parcelas explicadas e inexplicadas das diferenças salariais entre homens e mulheres e analisar as causas subjacentes.

Um capítulo é dedicado à análise da legislação, políticas e instituições nacionais que foram implementadas para promover a igualdade de género, em particular a igualdade de remuneração por trabalho de igual valor. Analisa a forma como o contexto económico e político global, ao longo dos últimos 20 anos, influenciou quer o conteúdo quer a implementação destas medidas legais e políticas e identifica quais os fatores que podem ter contribuído para acelerar ou atrasar o progresso.

Analisa, ainda, o papel específico da negociação coletiva.

Fonte: OIT Lisboa