Formação

Encontro “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade” | 14 novembro | Auditório B203 – ISCTE-IUL

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) – Instituto Português da Qualidade (IPQ), da qual a DGERT é membro, irá promover o seu encontro anual no dia 14 de novembro de 2019, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Auditório B203).
O tema escolhido para este ano é “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade”.

Este Encontro tem como objetivo a partilha de conhecimentos e troca de experiências entre Instituições de Ensino e Formação que possam contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco particular no ODS4 – Educação de Qualidade e complementa o Seminário “Novos modelos de gestão da qualidade e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que o ISCTE-IUL organiza na manhã do mesmo dia, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Qualidade.

O tema dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) pode constituir-se como um instrumento de trabalho conjunto de todo o edifício educativo, abrindo portas para uma colaboração participativa.
Nesse sentido, a CS/11 adotou a Agenda 2030 da ONU que promove um trabalho conjunto dos diversos setores da educação e formação, tendo como base os ODS. Abordar os desafios que colocam os 17 ODS é responsabilidade de toda a Sociedade.
As Instituições de Ensino e Formação (IEF), devido à sua missão de difusão de conhecimento e da sua relevante influência na sociedade, são chamadas a desempenhar um papel ativo no cumprimento dos ODS.

Em contrapartida, assumindo um compromisso explícito, as IEF têm oportunidade de mostrar o seu impacto na sociedade, de incorporar nas suas formações as temáticas dos ODS, de criar novas parcerias, de encontrar novas fontes de financiamento e dar visibilidade ao seu compromisso com a Agenda 2030.

Poderá consultar aqui o programa do encontro da CS/11

As inscrições (gratuitas) deverão ser realizadas, até ao dia 7 de novembro de 2019, inclusive, através do preenchimento do formulário AQUI.

Caso não consiga aceder ao formulário do evento da CS/11, envie e-mail para eventos@ipq.pt