«Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030″

Publicada hoje, dia 14 de maio, a Resolução do Conselho de Ministros que “revê e aprova os princípios orientadores do programa “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030”.

Sob a responsabilidade do MTSSS, importa realçar as seguintes iniciativas:

  1.  Programa de formação «Emprego + Digital» que permite elevar as competências digitais dos trabalhadores. O projeto assenta na realização de ações de formação especializada na área digital, que respondam a necessidades transversais das empresas. Meta para 2023: 72 000 participantes. Área governativa responsável: Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
  2.  Programa «Jovem + Digital» que visa aumentar a empregabilidade dos jovens em áreas digitais através de oferta formativa mais ajustada às necessidades do mercado de trabalho, apostando na criação de percursos formativos de curta e média duração que integram o Catálogo Nacional de Qualificações na área digital. Meta para 2023: 15 000 participantes. Área governativa responsável: Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
  3. Programa «Upskill» com o objetivo de reconverter ativos, empregados e desempregados, em profissionais da área de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica. O programa envolve um período de formação intensiva, de seis a nove meses, seguido da formação prática em contexto de trabalho e a integração profissional numa empresa. Meta para 2023: 3000 participantes. Área governativa responsável: Economia e Transição Digital e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
  4. Garantia Digital: garantir que todos os desempregados têm acesso a uma oferta, nomeadamente de formação profissional na área digital adequada ao seu nível de competências. Meta para 2024: 304 700 participantes. Área governativa responsável: Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Mais informação sobre a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030”.