Os últimos dados, referentes a outubro de 2025, indicam:
- Em outubro de 2025, foram publicadas no Boletim do Trabalho e Emprego 15 convenções coletivas (quatro contratos coletivos, nove acordos de empresa e dois acordos coletivos), dois acordos de adesão, cinco portarias de extensão e uma portaria de condições de trabalho, perfazendo um total de 23 instrumentos de regulamentação coletiva do trabalho (IRCT).
- As 15 convenções coletivas revistas que foram publicadas têm uma cobertura potencial de 73.093 trabalhadores, sendo que três são primeiras convenções. Nestas incluem-se três acordos de empresa que passam a regular as condições de trabalho nos setores da fabricação e processamento de outro vidro (incluindo vidro técnico); outras atividades auxiliares dos transportes terrestres e outras operações de valorizações de resíduos. Em termos globais, estimam-se que sejam abrangidos 312 trabalhadores.
- As 12 convenções revistas que foram publicadas têm uma cobertura potencial de 72.781 trabalhadores e correspondem a quatro revisões globais e 8 revisões parciais. As revisões globais correspondem a dois acordos de empresa (nos setores das outras atividades auxiliares dos transportes terrestres e atividades de proteção civil), um contrato coletivo (no setor da fabricação de papel e de cartão (exceto canelado) e a um acordo coletivo (no setor do comércio por grosso de leite, seus derivados e ovos).
- As oito convenções revistas parcialmente referem-se a quatro acordos de empresa (nos setores da formação profissional; fabricação de mobiliário de outros materiais para outros fins; comércio por grosso de tabaco e banco central), três contratos coletivos (nos setores de atividades de apoio social para pessoas idosas, sem alojamento; fabricação de motociclos e outras atividades associativas, n.e.); e a um acordo coletivo (no setor de atividades da fabricação de cerveja.
- Das 15 convenções revistas e publicadas em outubro, nove têm âmbito nacional, uma continental, quatro distrital e uma de aplicação concelhia.
- Relativamente às portarias de extensão publicadas, foram estendidas ao território do continente as condições de trabalho constantes em cinco contratos coletivos.
- Os acordos de adesão publicados têm por objeto um contrato coletivo e um acordo de empresa.
- A portaria de condições de trabalho publicada no mês de outubro, tem uma cobertura potencial de 107.466 trabalhadores.
Dados e estatísticas
Instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho publicados em Portugal Continental :

