Os últimos dados, referentes a dezembro de 2025, indicam:
- Em dezembro de 2025, foram publicadas no Boletim do Trabalho e Emprego sete convenções coletivas (quatro acordos de empresa e três contratos coletivos) e quatro portarias de extensão, perfazendo um total de 11 instrumentos de regulamentação coletiva do trabalho (IRCT).
- As sete convenções coletivas que foram publicadas têm uma cobertura potencial de 43.444 trabalhadores, sendo que uma é primeira convenção, um acordo de empresa que passa a regular as condições de trabalho na fabricação de artigos de mármore e de rochas similares. Em termos globais, estima-se que sejam abrangidos 119 trabalhadores.
- As seis convenções revistas que foram publicadas têm uma cobertura potencial de 43.325 trabalhadores e correspondem a uma revisão global e a cinco revisões parciais. A revisão global corresponde a um acordo de empresa, no setor das associações de juventude e de estudantes.
- As cinco convenções revistas parcialmente referem-se a dois acordos de empresa (nos setores do transporte rodoviário regular, urbano e suburbano de passageiros e da fabricação de acumuladores e pilhas) e a três contratos coletivos (no setor do comércio, por grosso de bebidas alcoólicas e da fabricação de gases industriais).
- Das sete convenções revistas e publicadas em dezembro, quatro têm âmbito nacional, duas de âmbito de aplicação distrital e uma concelhia.
- Relativamente às portarias de extensão publicadas, foram estendidas ao território do continente as condições de trabalho constantes em um contrato coletivo e três acordos coletivos.
Dados e estatísticas
Instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho publicados em Portugal Continental :

