A complexidade crescente e celeridade das mudanças no mundo moderno e o papel relevante em democracia de associações representativas de cidadãos, muito em particular de sindicatos e associações de empregadores, levam-nos a propor a organização de uma formação que procure potenciar a relação entre ciência e sociedade.
Existe já formação direcionada para estes públicos, quer por parte de empresas e de associações especializadas quer das próprias organizações. Também no que diz respeito à academia, existe uma oferta que os pode abranger, como sucede com pós-graduações sobre sindicalismo e colaborações pontuais.
No entanto, parece não existir uma ponte de comunicação direta entre academia e sociedade civil organizada. Pretende-se, pois, pela primeira vez, estruturar uma oferta formativa, com carácter intensivo, em ciências sociais sobre temas prioritários da atualidade que inevitavelmente tocam ou tocarão a atividade destes públicos, que tenha em conta a sua experiência e se adapte às suas necessidades.
Objectivos
Partilhar conhecimento especializado existente no ICS-ULisboa e que se baseia em contributos teóricos consolidados e evidência empírica recente.
Responder às necessidades existentes entre os recursos humanos de associações representativas da sociedade civil, muito em particular organizações sindicais e de empregadores.
Parceiros
Destinatários
Dirigentes, sócios e profissionais a trabalhar em associações sindicais, patronais e demais organizações sem fins lucrativos (associações, coletividades, IPSS, fundações, etc.). Outros interessados.
Para mais informações consultar ICS – Instituto de Ciências Sociais