A formação profissional é enquadrada pela Constituição da República Portuguesa, pelo Código do Trabalho, pelo Decreto-Lei 396/2007, de 31 de dezembro (Sistema Nacional de Qualificações) e por um conjunto de documentos estratégicos que definem as linhas de orientação das políticas públicas nacionais neste âmbito. Em termos europeus, a formação profissional em Portugal é enquadrada pelos documentos de referência e pelos instrumentos de operacionalização que integram as políticas europeias de educação e formação profissional. A formação profissional é também enquadrada pelos documentos de referência emitidos por organizações internacionais (não europeias) em que Portugal participa.
Enquadramento Formação Profissional
A Formação Profissional é a formação que visa dotar os indivíduos de competências (capacidades para mobilizar conhecimentos, aptidões e atitudes) para o exercício de uma ou mais atividades profissionais
As modalidades de formação profissional são a formação inicial, a formação contínua e a formação de dupla certificação
As modalidades de formação profissional são os Cursos Profissionais (CP), os Cursos de Aprendizagem (CA), os Cursos Artísticos Especializados (CAE), os Cursos de Hotelaria e Turismo (CHT), os Cursos de Educação e Formação para Jovens (CEF), os Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA), os Cursos de Especialização Tecnológica (CET)as Formações Modulares (FM), a formação-ação dirigida a empresas (FA) e outras ações de formação realizadas por empresas (OFP).
O Sistema Nacional de Qualificações é o conjunto integrado de estruturas, instrumentos e modalidades de ensino e formaçãoprofissional, que tem como objetivo promover a elevação da formação de base da população através da progressão escolar e profissional.
São estruturas do Sistema Nacional de Qualificações a ANQEP, a DGE), a DGERT, o IEFP, IP, os Conselhos Setoriais para a Qualificação, os Centros Qualifica e os operadores de educação e formação profissional.
A ANQEP, IP é o Instituto Público a quem compete coordenar a oferta educativa e formativa de dupla certificação de jovens e de adultos, bem como o sistema de Reconhgecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
Os Conselhos Setoriais para a Qualificação são órgãos consultivos que apoiam a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP, IP na atualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), que têm como principal tarefa a identificação das qualificações estratégicas e essenciais para os diferentes setores da economia como resposta aos desafios do mercado de trabalho.
São operadores de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), as escolas públicas do ensino básico e secundário, as escolas profissionais públicas e privadas, os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo (EPC) com paralelismo pedagógico ou reconhecimento de interesse público, Os centros de formação profissional e de reabilitação profissional de gestão direta e de gestão protocolar do IEFP, as entidades formadoras integradas noutros ministérios ou noutras pessoas coletivas de direito público, as entidades formadoras certificadas do setor privado e as empresas e outras organizações que fazem formação para os seus trabalhadores.
Os Centros Qualifica são as portas de entrada para todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, e/ou a transição/reconversão para o mercado de trabalho.
Legislação de enquadramento do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), dos seus instrumentos do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), das ofertas de educação e formação profissional e outra legislação.