Primeira Conferência Internacional do Trabalho realizada de forma virtual devido às restrições causadas pela pandemia da COVID-19

Pela primeira vez na sua história de 102 anos, a 109.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho está a ser realizada virtualmente, refletindo as mudanças impostas pela crise da COVID-19. De 7 a 19 de junho, mais de 4.000 delegados representando governos, trabalhadores e empregadores dos 187 Estados membros da OIT reunir-se-ão virtualmente para discutir questões do mundo do trabalho, incluindo uma recuperação pósCOVID19 centrada nas pessoas.

A sessão de abertura ocorreu no passado dia 20 de maio, dando cumprimento ao artigo 3.º da Constituição da OIT, ao eleger a Mesa da Conferência, a saber:

  • Omar Zniber, embaixador e representante Permanente do Reino de Marrocos no Escritório das Nações Unidas e outras organizações internacionais em Genebra – Presidente da Conferência;

E os três vice-presidentes

  • Chad Blackman, de Barbados, em representação do grupo governamental;
  • Ronnie Goldberg, dos Estados Unidos, representando o grupo de empregadores; e
  • Annette Chipeleme, da Zâmbia, representando o grupo de trabalhadores.

A sessão plenária será retomada hoje (7 de junho) e permanecerá em funcionamento até 19 de junho.

Assista às sessões plenárias e ao programa diário da Conferência,  entre as 12:00h e as 15:00h. Não necessita de pré-registo, acesso é livre – aqui.

Os itens da agenda em junho incluem um documento final especial sobre a resposta da OIT à COVID-19, a discussão dos relatórios do presidente do Conselho de Administração e do diretor-geral, o Programa e Orçamento da OIT para 2022-2023, a recorrente discussão sobre proteção social  e a análise dos relatórios sobre a aplicação das normas do trabalho durante a pandemia e as discussões de casos de países relacionados.

A segunda etapa da Conferência acontecerá de 25 de novembro a 11 de dezembro, com uma agenda que inclui discussões temáticas sobre desigualdades e mundo do trabalho, além de competências e aprendizagem ao longo da vida.

Fonte: OIT