OIT – Organização Internacional do Trabalho

5.ª edição do Terra Justa- Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade

A Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho participou na 5.ª edição do Terra Justa- Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, que decorreu de 3 a 6 de abril e trouxe a debate três grandes temas: a saúde, o trabalho e a liberdade.
O primeiro dia deste encontro foi totalmente dedicado à OIT-Organização Internacional do Trabalho e terminou com uma homenagem à Organização, pelo seu papel na promoção dos direitos no trabalho, para que mulheres e homens possam ter acesso a trabalho digno e produtivo em condições de liberdade, equidade e segurança.
Continuar a ler

Relatório “Changing Business and Opportunities for Employer and Business Organizations”

Foi publicado o Relatório Changing Business and Opportunities for Employer and Business Organizations, da iniciativa do Bureau para as Atividades dos Empregadores (ACT/EMP) da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Internacional dos Empregadores (OIE).

De acordo com este novo Relatório , o maior desafio que as empresas enfrentam diz respeito às competências necessárias para fazer face às rápidas mudanças do mundo do trabalho, obrigando as políticas, as empresas e as organizações de empregadores a inovar, a adaptarem-se e a tornarem-se mais flexíveis.

Continuar a ler

Comemorações do centenário da OIT

A DGERT,  em colaboração com a OIT Lisboa e três escolas secundárias (Escola Secundária Pedro Nunes, Escola Secundária Camões e Escola Secundária D. Pedro V), encontra-se a promover, no âmbito das comemorações do centenário da OIT, uma simulação de reunião da OIT, proporcionando uma experiência de diálogo tripartido a jovens do secundário e promovendo a discussão sobre o futuro do trabalho junto dos/as mais jovens.
Continuar a ler

Relatório da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho “Trabalhar para um Futuro Melhor”

A Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e a OIT Lisboa promoveram, no  passado dia 11 de Março, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, a apresentação do Relatório da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho “Trabalhar para um Futuro Melhor”.

Rebeca Grynspan, Secretária-geral Ibero-Americana e membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho, apresentou o relatório, que foi comentado pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Veira da Silva.

A sessão contou ainda com a presença  da Diretora da OIT Lisboa, Mafalda Troncho, e dos representantes dos parceiros sociais, numa reflexão conjunta sobre os principais aspetos do relatório.

Este encontro terminou  com as intervenções da Diretora-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, Sandra Ribeiro, e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

RELATÓRIO

  • sessão de abertura
    Sessão de abertura

Relatório sobre o Futuro do Trabalho

No âmbito das comemorações do centenário da OIT foi hoje apresentado o  Relatório sobre o Futuro do Trabalho .

Este relatório analisa o futuro do trabalho  propondo uma base de trabalho  e descrevendo várias etapas para alcançar um mundo do trabalho digno e sustentável numa época de mudanças e desafios. Continuar a ler

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

No dia 25 de Novembro, assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 54/134, designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, com o objetivo de alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. Continuar a ler

Relatório “Trabalho digno em Portugal 2008-2018: da crise à recuperação”

Publicado o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre “Trabalho digno em Portugal 2008-2018: da crise à recuperação”, que será apresentado em sessão pública a decorrer esta tarde, no Palácio Foz, com a presença do Senhor Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, do Senhor Primeiro Ministro, António Costa, e do Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.   Continuar a ler